Depoimentos de alguns membros do corpo docente sobre suas experiências e a instituição.

 

PROFESSORA ZIZA

Meu nome é Adenezile de Fátima Mendes Reis, tenho 55 anos, sou professora de geografia e trabalho há 15 anos no Guaracy. 

É uma escola em que há espaço para o diálogo entre os diferentes grupos que compõem a escola; considero que há uma boa infraestrutura, os espaços são adequados. 

Guaracy é a escola que escolhi para trabalhar porque há professores e alunos interessados no conhecimento, que ainda veem a escola como o espaço do conhecimento. Leciono para todos os Etims e para o modular de Meio Ambiente. 

 

PROFESSORA MÁRCIA

Eu leciono na ETEC Guaracy Silveira, desde 1986. Já lecionei várias disciplinas, tais como: Legislação Ambiental, Poluição Atmosférica e Mudanças Climáticas, para o Técnico de Meio Ambiente, Gestão Ambiental para o Técnico de Administração e há alguns anos Química para os Etim. O Guaracy Silveira é uma escola com um diferencial muito grande, pois os professores possuem uma preocupação com os alunos, e com a sua aprendizagem e formação. Da mesma forma, acredito, que os alunos, sentem-se acolhidos e prestigiados. Há uma interação afetuosa entre os professores e os alunos.

 

PROFESSOR ALMIR

Sou Almir Pelegrino Carbonaro, tenho 60 anos. Sou professor da disciplina de Geografia. Trabalho na ETEC Guaracy Silveira há 13 anos. A ETEC Guaracy é uma instituição que possibilita um ativo protagonismo dos estudantes.

PROFESSOR LAIO

Meu nome é Laio Anderson Rodrigues da Silva e tenho 33 anos de idade. No momento assumo dois cargos nas ETEC’s que trabalho, no caso da ETEC Guaracy na prioridade da carga horária assumo o cargo de coordenador de curso e na carga horário inferior leciono História.  

Já se faz sete anos que trabalho na ETEC Guaracy Silveira, no caso ingressei na equipe de professores no ano de 2014. Desde o momento do meu ingresso na ETEC o meu olhar sobre a instituição vem mudando, no caso como coordenador a Escola tem a sua História sendo construída pelo trabalho dos professores e alunos.  

Sobre a infraestrutura, na segunda década do século XXI a Escola passou por uma reforma estrutural e na transição do ano de 2020 e 2021 novamente a Escola passou por mais uma reforma, agora nas quadras de esportes. Inclusive durante o ano a Escola passa por pequenas manutenções necessárias.  

 

PROFESSOR MOISES

Meu nome é Moisés Carlos Ferreira, possuo 50 anos, sou Professor de História e Filosofia, leciono no Guaracy faz 22 anos.  Trata-se de uma escola pública   que possui sete décadas de existência, portanto, é considerada uma referência no ensino técnico e secundário na cidade de São Paulo. Considero-a uma escola burocraticamente organizada, transparente em seu diálogo com a comunidade escolar, isto é, no trato com os estudantes, corpo docente e funcionários. E mesmo com os limites dados pelo investimento público em educação, é uma escola que prima pela aplicabilidade de um ensino de qualidade.  

 

PROFESSOR LUCAs

Meu nome é Lucas David, tenho 32 anos, sou professor de física e matemática e trabalho na ETEC Guaracy Silveira desde 2015.  

Tenho um grande carinho pelo Guaracy. As circunstâncias da minha chegada à escola foram um pouco aleatórias: me inscrevi em processos seletivos para várias ETECs, mas compareci apenas ao Guaracy, onde fui aprovado em primeiro lugar. Desde o início me dei muito bem com a maioria dos estudantes e percebi que havia uma ótima sintonia em sala de aula – sempre me senti plenamente acolhido pelos alunos e alunas e este aspecto certamente contribui em grande medida para o carinho que nutro pela escola como um todo. Algo que sempre me deixou especialmente contente é o nível que encontro em sala de aula, bastante acima da média, o que permite perseguir um tipo de experiência educacional que me parece interessante. o Guaracy é reconhecidamente uma escola com ótimos resultados em vestibulares e ENEM e com um ótimo corpo docente (embora haja problemas pontuais, obviamente).