Capturarasdadadasdasdsad.JPG
WhatsApp Image 2019-06-04 at 11.18.23.jpeg

Sarau ambiental, acontecendo na sala 10.
Iniciamos com um filme e no segundo horário, uma gincana com os alunos. Um aluno de cada módulo participou. Eles precisavam cumprir tarefas de um jogo e avançavam as casas com uso de um dado para chegar ao final e ganhar uma premiação. As tarefas eram ligadas ao meio ambiente.

 

 

 

 

 

Visita técnica a ETE Suzano

 

Visita técnica a ETE Suzano,

em 04 de maio de 2019, com o intuito de visualizar e compreender como é feito o tratamento de esgotos. Os estudantes tiveram uma palestra com o Msc Paulo Brito que explicou o que é efluente, água e como chega essa carga na estação.

 

 

 

Projeto Integrador 

 

Em 23/04/2019, com o segundo ETIM de   

Meio Ambiente e o de eletrônica foi realizado um projeto na escola sobre aferição de luminosidade nas salas de aula (lux). 
   O projeto descritos pelos  professores Márcio Oscar e Regiane, onde os mesmos explicaram em suas salas de aula o que significavam esses parâmetros, a NBR e os alunos, munidos dos aparelhos fizeram as medições nas salas de aula.

 

Documentário e discussão sobre o filme com a professora Regiane Braz e Moacir Carnelos

 

SOS Mata Atlântica em Itu

Evento: 24/04/2019

Alunos: Segundo Etim Meio Ambiente

Evento: 24/04/2019

 

Objetivo

Viram nessa visita áreas nativas e restauradas de Mata Atlântica na trilha de 1 Km. Animais nativos e suas características. Espécies exóticas na área e porquê? Observação de algumas espécies de insetos  nativos em um mostruário e no seu hábitat. A área de mata Atlântica no Brasil através de um mapa e sua história de exploração. Um nativário de mudas e uma maquete com os efeitos da chuva nas áreas com vegetação e sem. Como faz a percloração no lençóis freáticos da água da chuva e formação de nascentes. A importância da mata ciliar.

 

 

 

 

 

 

 

FEIPLASTIC.

 Evento: 22/04/2019

 

 

Objetivo

O objetivo foi conhecer a identificar os diversos polímeros e compósitos, os processos de reuso, reutilização e reciclagem, o fluxograma dos processos de fabricação do plástico e os produtos feitos durante a feira.

 

I Fórum de Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista


Data: 24 e 25 de abril de 2019
Horário: a partir das 9h


Inscrições: https://macroambforum.com.br/inscricoes/
Local: Auditório do IEE-USP 
Mais informações: http://e.usp.br/dcn

 

Objetivo

Participar de atividades que permitam vivências do ambiente técnico, reflexivo e intervencionista, fazendo com que possamos identificar boas práticas de ações sociais e governamentais

 

Visita técnica ao Projeto Tietê.

 

      Oficinas de reutilização de material reciclável desenvolvida por alunos do primeiro módulo do curso técnico em meio ambiente.

 

  As oficinas usando material reciclável são uma tentativa de erradicar o problema do descarte incorreto de resíduos que é feito na Etec Guaracy Silveira principalmente pela mistura de resíduos orgânicos e recicláveis.

 

 A proposta era envolver alunos de outros cursos que não o de Meio Ambiente, em um processo educativo que permita o entendimento dos problemas ambientais causados por descarte incorreto de resíduos e qual o seu papel nesse cenário, desta forma, foram utilizadas de oficinas de reutilização de material reciclável para a sensibilização do público alvo.

 
  
Alunos do 1º módulo noturno em Meio Ambiente nas aulas práticas.Com professor Eduardo Bachini.




Alunos do 2º módulo da tarde em visita técnica no Parque da Previdência





Alunos do curso técnico em Meio Ambiente em visita técnica ao Parque Raposo Tavares, no Ecoponto , Aterro Controlado e Cooperativa de Resíduos Sólidos.




Alunos do 2º módulo da tarde em visita técnica na Praça Victor Civita.


Semana Meio Ambiente 
ETEC Guaracy Suveira 

Agenda da Semana 

Slide1.JPG



Visita técnica ao Parque Ibirapuera Monitorada
pela equipe da Umapaz, elaborada pelas professoras Samara Puopolllo e Márcia Ksan, com os alunos do 2º e 3º módulos da tarde de Meio Ambiente.


Visita a Estação de Tratamento de Águas Guarau, a maior da América Latina.
Além dos alunos vivenciarem as técnicas do tratamento da água, tiveram contato direto com a biodiversidade local.
Uma visita maravilhosa, realizado pela professora Regiane Braz, com a presença da Professora Samara e alunos dos segundo módulos tarde e noite.




Visita Técnica realizada pelas professoras Samara Puopollo e Márcia Ksan, a Praça Victor Civita, com alunos do 2º módulo da tarde, monitorada por agentes do parque.



Visita Técnica elaborada pelas professoras Márcia Ksan e Samara Puopollo ao Viveira Manequinho - Ibirapuera com os alunos do segundo e terceiro módulos da tarde do curso técnico em Meio Ambiente.



Finalização do Viveiro do curso de Meio Ambiente  da Etec Guaracy Silveira












Meio Ambiente

Meio Ambiente

O TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE é o profissional que coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.


Eixo Tecnológico: AMBIENTE E SAÚDE


Mercado de trabalho
instituições públicas (municipais, estaduais e federais, secretarias, órgãos ambientais, unidades de conservação ambiental, entre outras); terceiro setor (constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público); empresas prestadoras de serviços na área Ambiental (análise da qualidade da água, ar, ruído e solo); empresas que possuem ou implementam Sistemas de Gestão Ambiental; estações de tratamento de água, efluentes, resíduos, laboratórios e centros de pesquisa da área Ambiental, industrias no geral, consultorias técnico-ambientais.