O que o aluno estuda
Como funcionam as organizações, desde empresas privadas até ONGs, passando por órgãos públicos, comércio e indústria. O estudante vai precisar de conhecimentos de língua portuguesa, matemática, história e geografia para compreender os principais assuntos do curso, como história da administração, evolução das organizações ao longo do tempo, contabilidade, leis que regulam o funcionamento das empresas e redação de documentos.
O aluno vai aprender ainda a analisar as chances de um negócio ou produto ser bem-sucedido e o comportamento do consumidor. Estudará também técnicas de atendimento ao cliente, empreendedorismo (iniciativas para realizar novos negócios) e como uma organização planeja alcançar seus objetivos e define suas metas para o futuro
As constantes mudanças locais e globais no âmbito econômico, político e social refletem a necessidade das organizações de contratar colaboradores para atuar em um cenário caracterizado pela revolução tecnológica em um vasto e competitivo mercado.
Com amplas possibilidades de inserção em diferentes segmentos, o profissional de Administração pode trabalhar nas mais diversas áreas de uma instituição, compreendendo os processos de:
- estruturação do negócio,
- planejamento das ações e diretrizes,
- definição de sistemas e práticas operacionais,
- processos de comunicação e comercialização de bens e serviços, cabendo a adoção de ações que atendam às novas demandas do setor produtivo da economia e propor inovações.
O que o profissional faz
O técnico em Administração pode trabalhar em vários departamentos. No setor de compras, por exemplo, pode elaborar pedidos de compra de produtos, cadastrar fornecedores assim como conferir a entrega das mercadorias adquiridas. Na área de produção, pode fazer planilhas de controle de processos e produtos, registrando quais já foram produzidos e em qual quantidade. No departamento de vendas, também pode elaborar planilhas para acompanhar o desempenho das vendas, cadastrar clientes, preencher notas fiscais e gerar boletos bancários. No setor de Recursos Humanos, o técnico pode trabalhar calculando salários e benefícios dos funcionários e auxiliando nos processos de contratação e demissão de pessoal. Em qualquer área, pode atender clientes e fornecedores e redigir documentos, como e-mails, memorandos e atas.
O TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO é o profissional que participa da gestão dos recursos mercadológicos, humanos, financeiros, materiais e produtivos. Executa as rotinas administrativas, controla materiais, acompanha níveis de eficiência e produtividade e presta atendimento a clientes. Trabalha em equipe, otimiza recursos, propõe inovações e adota postura ética na condução das relações e atividades.
Onde trabalhar
Empresas privadas, seja de comércio, serviço ou indústria, órgãos públicos (prefeituras, secretarias de governo, ministérios do governo federal etc.) e ONGs.
Detalhes do curso
Coordenadore da Base Comum: André e Clis
Coordenadora do Eixo Técnico: Mirian Castor da Mata
Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Período: Integral – Das 07h00min às 15h30min
Duração: 3 anos
Matriz curricular
Matriz curricular corresponde às disciplinas que o aluno aprende durante o curso
- Língua Portuguesa
- Língua Inglesa
- Arte
- Educação Física
- Matemática
- Física
- Química
- Biologia
- História
- Geografia
- Sociologia
- Estudos Avançados em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
- Estudos Avançados em Matemática e suas Tecnologias
- Laboratório de Investigação Científica
- Práticas de Empreendedorismo
- Desenvolvimento das Ações de Marketing e dos Processos Comerciais
- Legislação Empresarial
- Planejamento e Organização de Rotinas Administrativas
- Aplicativos informatizados
- Língua Portuguesa
- Língua Inglesa
- Educação Física
- Matemática
- Física
- Química
- Biologia
- História
- Geografia
- Filosofia
- Estudos Avançados em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
- Estudos Avançados em Matemática e suas Tecnologias
- Laboratório de Mediação e Intervenção Sociocultural
- Laboratório de Processos Criativos
- Custos, Processos e Operações contábeis
- Planejamento e Organização de Rotinas de Departamento Pessoal
- Desenvolvimento de Modelos de Negócios
- Estudos da Administração Pública
- Língua Portuguesa
- Língua Inglesa
- Língua Espanhola
- Matemática
- Sociologia
- Estudos Avançados em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
- Estudos Avançados em Matemática e suas Tecnologias
- Administração Financeira e Orçamentária
- Administração da Produção e Serviços
- Administração de Recursos Humanos
- Estudos de Economia, Mercado e de Comércio Internacional
- Ética e Cidadania Organizacional
- Planejamento e Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Administração
- Processos Logísticos Empresariais
- Tecnologia da Informação em Administração